Tatuagem Chicana !! Significado e algumas inspirações pra sua próxima tattoo.

Sabe quando você vai assistir um jogo da Champions League, e, escolhe determinado jogo pois são dois grandes times com estilos de jogo diferentes? Então, na tatuagem acontece algo parecido, muitos escolhem fazer só um estilo de tatuagem especifico, já outros, escolhem que cada parte do corpo vai ter um tipo, e lógico, que tem aqueles que não ligam muito para essa separação e fazem uma salada de frutas na versão de tatuagens. Aqui neste post, vamos falar um pouco sobre o estilo “chicano” de tatuagem, apresentando o seu significado e algumas ideias para a sua próxima tatuagem.

Alguns dos principais temas das tatuagens “chicanas” são : mulheres bonitas, caveiras, flores e figuras religiosas, cenas da vida de gangue, lowriders elegantes, palhaços, máscara teatro, etc.


by @ebone.capone

É um estilo com uma bagagem histórica bem grande, tendo grande influencia da cultura de gangues Pachuco nos anos 40, nos EUA, e foi ao longo da história acompanhando a sociedade americana e os mexicanos que lá viviam, e que, passaram por muita descriminação. Tem uma pegada pessoal muito forte, pois, quando começou, foi usado "pra" uma questão de pertencimento, de aceitação, de contar a sua história, quem você é, e quem você quer ser.

A galera que estava na prisão naquele período foi quem começou a "mandar" as tattoos que hoje conhecemos como “chicano tattoo”, muitos estavam lá somente por serem imigrantes, e a força policial agia de forma xenofóbica muitas vezes naquela época, o que significava que, se você fosse um “chicano”, você teria grandes chances de ir para a prisão mesmo sem ter feito nada de errado.

Por ter todo esse significado histórico, muitos não “inventam” muito com esse estilo, mantem a pegada mais tradicional com preto e cinza, sombras suaves e linhas mais finas.

Segue abaixo algumas inspirações para você e significados atribuídos a elas. Porém vale ressaltar que, muitas vezes o significado é interpretativo , o significado dela há décadas atrás não é o mesmo de atualmente, e o significado dela em um país/região vai ser diferente de outro lugar, portanto sempre fique atento a isso, e lembre-se que o que importa na maioria das vezes é o significado dela para você.


Santa Muerte

Na cultura mexicana, a “Nuestra Señora de la Santa Muerte” ou só “Santa muerte” é a Santa que protege aqueles que vivem a vida no limite, sempre rondando a morte. Muitas vezes vista como Señora de la Noche (“Senhora da Noite”), é frequentemente invocada por pessoas expostas aos perigos do trabalho noturno, como motoristas de táxi, donos de bares, policiais, soldados e prostitutas. Como tal, os devotos acreditam que ela pode se proteger contra agressões, acidentes, violência armada e todos os tipos de morte violenta.

Confira algumas tatuagens da Santa Muerte.

by @alessandrolauricella

by @crysalexart

by @omararanva


Nossa Senhora de Guadalupe

Tatuagens religiosas tem um "peso" muito grande para quem as tatua, são cheias de significados e representatividade, independente do país, ou religião, e com a padroeira do México não é diferente.

Confira algumas tatuagens da Nossa Senhora de Guadalupe.


by @andresantostattoo

by @k_inx

by @dusi.2


Sorria agora, chore depois

Normalmente são utilizadas mulheres bonitas e maquiadas de Payasa (palhaça) acompanhadas das máscaras de alegria/tristeza, passa a mensagem de que o gangster tem que aproveitar enquanto pode, pois sabe da vida que leva e dos perigos das mesmas , pois o seu destino já é certo e virá com a prisão, cicatrizes, hospital e até mesmo a morte.


by @ebone.capone

by @ebone.capone

by @vitinhotatoo

Enfim, espero que este artigo tenha útil de alguma forma para vocês, lembrando que a cultura mexicana é riquíssima e tem muitos outros tipos de tatuagens que estão ligados ao México, mas não exatamente ao estilo “chicano”, então por hoje é isso, valeu e tmj.

#Tatuagem